top of page
Foto do escritorDanilo Neves

Música, raciocínio e concentração



A música acompanha a humanidade desde seus primórdios, sempre envolvendo e emocionando as pessoas, e nos últimos anos, estudos têm demonstrado que a musicalização e o aprendizado de instrumentos podem ajudar na assimilação de conteúdos em disciplinas que exigem raciocínio lógico e concentração. Tal evento ocorre porque as regiões do cérebro ativadas no estudo de matérias como matemática e línguas, também são estimuladas no processamento e produção de sentido e emoção da música.

"A escuta ativa exige o desenvolvimento da capacidade de concentração, além de promover a criatividade por meio da sensibilização do aluno." Diz Aurilene Guerra, mestre em neuropsicologia e professora de Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Os estudos científicos comprovaram que o cérebro não dispõe de um "centro musical", mas coloca em atividade uma ampla gama de áreas para interpretar os elementos presentes na música.

O processamento da música se inicia com vibrações sonoras no ouvido interno. Os estímulos sonoros seguem pelo nervo auditivo até o lobo temporal, onde se dá a senso-percepção musical: é nesse estágio que são decodificados altura, timbre, contorno e ritmo do som. O lobo temporal conecta-se em circuitos de ida e volta com o hipocampo, uma das áreas ligadas à memória, o cerebelo e a amígdala, áreas que integram o chamado cérebro primitivo e são responsáveis pela regulação motora e emocional, e ainda um pequeno núcleo de massa cinzenta, relacionado à sensação de bem-estar gerada por uma boa música.

Segundo a professora: "estudos científicos apontaram uma correspondência significativa entre a instrução musical nos primeiros anos de vida e o desenvolvimento da inteligência espacial, responsável por estabelecer relações entre itens e que favorece as habilidades matemáticas, necessárias ao fazer musical no processo de divisão de ritmos e contagem de tempo."

"No contexto escolar, a música tem a finalidade de ampliar e facilitar a aprendizagem do aluno", diz Aurilene. "Ela favorece muito o desenvolvimento cognitivo e sensitivo, envolvendo o aluno de tal forma que ele realmente cristalize na memória uma situação."

Por esse motivo, foi formalizado pelo governo em 2008, com a sanção da Lei nº 11.769, a obrigatoriedade do ensino de música na educação fundamental, mesmo que dentro da disciplina de artes.

Acompanhamentos realizados com alunos participantes em projetos musicais, demostraram aumento na concentração e raciocínio lógico, implicando em menos reprovações e maior aproveitamento das disciplinas escolares.

Concluindo, aqueles que se relacionam com a música, ainda que não se tornem profissionais, tem inúmeros benefícios nas atividades mentais, além de conhecer esse incrível universo dos sons.






216 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

The Clash

Comments


bottom of page