Jimi Hendrix foi um guitarrista, cantor e compositor norte-americano. É considerado uma lenda da guitarra, um dos melhores guitarristas da história do rock e um dos símbolos da genialidade artística e musical internacional. Nasceu em 27 de novembro de 1942, em Seattle, e morreu aos 27 anos, no dia 18 de setembro de 1970, em Londres.
Esta sexta-feira (18), marca os 50 anos de sua partida e o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um levantamento especial sobre sua obra musical no Brasil.
O estudo mostra que a obra de Hendrix continua mais viva do que nunca. No Brasil, "Little wing” foi a sua música mais gravada e mais tocada nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública. Entre as mais tocadas também se destacam canções como "Purple haze”, "Foxey lady”, "Voodoo child” e "Red house”.
Jimi Allen Hendrix, popularmente conhecido como Jimi Hendrix, tem 230 obras musicais e 775 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad.
Nos últimos cinco anos, a maior parte de seus rendimentos em direitos autorais pela execução pública de suas músicas foi proveniente dos segmentos de Show, TV, Rádio e Música ao Vivo, que correspondem a mais de 80% do que foi destinado aos seus herdeiros, que continuam recebendo os direitos autorais pela execução pública de suas músicas no Brasil.
Esse pagamento é assegurado por 70 anos após a morte do autor (ou do último autor, em caso de parcerias), conforme determina a lei do direito autoral brasileira (9.610/98).
Confira o ranking de músicas de autoria de Jimi Hendrix mais tocadas nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública no Brasil:
1- Little wing
2- Purple haze
3- Foxey lady
4- Voodoo child
5- Red house
6- Bleeding heart
7- Fire
8- The wind cries mary
9- Crosstown traffic
10- Bold as love
Comments