R. Schumann: seu Álbum para a Juventude, op. 68 foi composto in 1848 em menos de um mês! Inicialmente, ele foi publicado em duas partes: números 1–18 “para pessoas jovens,” e números 19–43 “para pessoas mais velhas.” O álbum é composto de pequenas peças características em forma binária e ternária. Cada peça possui um título e várias evocam imagens extra-musicais, estimulando a imaginação e a exploração de diferentes timbres no piano. O nível de dificuldade das peças varia entre 2 e 8.
P. Tchaikovsky: ele foi provavelmente inspirado pelo álbum homônimo de Schumann, e sua coletânea, op. 39, foi publicada em 1878. O livro possui 24 peças curtas, e muitas utilizam canções folclóricas russas e também italianas. A coleção foi esboçada em três pequenos ciclos: um incluindo brincadeiras infantis e danças, um de viagens pela Rússia e um de viagens no exterior. As músicas são curtas, variam muito em caráter e são muito expressivas. O nível de dificuldade das peças varia entre 4 e 6. Algumas sugestões são: Morning Prayer, The New Doll, The Sick Doll, Old French Song.
C. Gurlitt: ele possui diversas coleções voltadas para o estudante de piano. Apesar de seu Álbum para a Juventude, op. 140 ser menos conhecido que os dois acima e possuir menor complexidade expressiva, ele apresenta peças excelentes que permitem trabalhar diversas dificuldades técnicas e musicais e também estimulam a imaginação. O álbum apresenta 20 pequenas peças, e todas contém títulos. O nível de dificuldade varia entre 3 e 5. Algumas sugestões são: In the Garden, Murmuring Brook, The Music Box, Longing, Will-o’-the Wist, Storm and Stress. Gurlitt também compôs um outro álbum com 20 peças, ainda menos conhecido do que seu Álbum para a Juventude, chamado Albumblätter für die Jugend (“Folhas de Álbum para os Jovens”), op. 101. O estilo é parecido com o do Álbum para a Juventude e o nível de dificuldade vai de 3 a 6.
Op. 140: Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=v0ioKs9Vd-A
S. Heller: ele foi um compositor húngaro que viveu entre 1813 e 1888. O Álbum para a Juventude op. 138 de Heller é, infelizmente, menos conhecido que os apresentados acima. Heller é mais conhecido pelas suas coleções de estudos, que são também peças características e possuem títulos evocativos. Seu Álbum para a Juventude possui 25 pequenas peças com diversos caracteres, e elas podem servir como preparação para seus estudos op. 45, 46 e 47, que são mais difíceis. Esta coleção possui vários grupos de peças, como cinco “Lieder ohne Worte,” cinco “Tziganyi,” e três “Elfes.” Esse álbum merece ser mais conhecido e incorporado ao repertório pedagógico. O nível de dificuldade varia entre 5 e 8. Algumas sugestões: Tziganyi no. 2 e 4, Barcarolle, Curious Story, Oberon’s Horn.
Partitura: http://ks.imslp.info/files/imglnks/usimg/2/25/IMSLP08520-Heller_-_Op.138_-_Album_for_the_YOung.pdf
R. Fuchs: ele foi um compositor austríaco que viveu entre 1847 e 1927. Possui duas coleções de álbuns para a juventude: Jugendalbum, op. 47 e Jugendklänge, op. 32. Apesar de não serem muito conhecidas, vale a pena explorar! As peças são expressivas e em estilo romântico, boas para trabalhar o toque cantabile. Assim como as outras coleções aqui apresentadas, possui pequenas peças características com caracteres variados. O op. 47 possui 24 peças e o op. 32 possui 22 peças. Essas coleções definitivamente merecem ser mais conhecidas e utilizadas. As peças variem entre os níveis de dificuldade 5 e 7.
Op. 47: Vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=_keCLQf9hA8
Op. 32: Vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=Qm_Kb9sulYY
M. Reger: Reger foi um compositor alemão que viveu entre 1873 e 1916. Ele compôs uma coleção de 20 pequenas peças características. Elas exploram texturas e caracteres variados. Há algumas peças de andamento bem rápido. O nível técnico e de leitura é mais alto do que nos álbuns acima, variando entre níveis 6 e 8. Algumas parecem ser mais difíceis do que realmente são. Algumas sugestões: Das Tote Vöglein, Über Stock und Stein, Ein Tänzchen, Abendgesang, Versöhnug.
G. Karganov: Karganov foi um compositor russo que viveu entre 1858 e 1890 e compôs diversas peças didáticas para o piano. Seu Álbum para a Juventude contém 8 pequenas peças características. Elas são interessantes e valem a pena conhecer! As peças são de nível 6 e 7. Algumas sugestões são: Gorelky, Kleiner Waltzer, Am Bache.
Comments