Ronei Silveira

31 de jul de 20203 min

A Escala Maior Harmônica ou a Quarta Grande Escala

Conforme avançamos em nossos estudos musicais, somos apresentados às escalas e seus respectivos campos harmônicos.

Iniciamos pela Escala Maior e seus Modos: Jônio, Dórico, Frígio, Lídio, Mixolídio, Eólio e Lócrio.

Tomando a Escala Diatônica de Dó Maior, como exemplo, teremos:

Jônio – Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó
 
Dório – Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó Ré
 
Frígio – Mi Fá Sol Lá Si Dó Ré Mi
 
Lídio – Fá Sol Lá Si Dó Ré Mi Fá
 
Mixolídio – Sol Lá Si Dó Ré Mi Fá Sol
 
Eólio – Lá Si Dó Ré Mi Fá Sol Lá
 
Lócrio – Si Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si

As Escalas Menores, por sua vez, geram os Modos Sintéticos, ou seja, variações dos sete modos originais.

Escala Menor Harmônica em Lá:

Escala Menor Harmônica ou Eólio 7M – Lá Si Dó Ré Mi Fá Sol# Lá
 
Lócrio 6 – Si Dó Ré Mi Fá Sol# Lá Si
 
Jônio #5 – Dó Ré Mi Fá Sol# Lá Si Dó
 
Dório #4– Ré Mi Fá Sol# Lá Si Dó Ré
 
Frígio Maior ou Mixolídio b9 b13 – Mi Fá Sol# Lá Si Dó Ré Mi
 
Lídio #2 (ou #9) – Fá Sol# Lá Si Dó Ré Mi Fá
 
Escala Diminuta Harmônica – Sol# Lá Si Dó Ré Mi Fá Sol#

Escala Menor Melódica:

Escala Menor Melódica ou Dório 7M – Dó Ré Mib Fá Sol Lá Si Dó
 
Frígio 6 ou Dório b9 – Ré Mib Fá Sol Lá Si Dó Ré
 
Lídio #5 – Mib Fá Sol Lá Si Dó Ré Mib
 
Mixolídio #4 (ou #11) ou Lídio b7 – Fá Sol Lá Si Dó Ré Mib Fá
 
Mixolídio b13 – Sol Lá Si Dó Ré Mib Fá Sol
 
Lócrio 9 ou Eólio b5 – Lá Si Dó Ré Mib Fá Sol Lá
 
Escala Alterada ou Super Lócrio – Si Dó Ré Mib Fá Sol Lá Si

Não muito comum, porém de sonoridade interessante, temos ainda a Escala Maior Harmônica.

Hoje, tratamos com naturalidade o uso de acordes do campo maior e menor dentro de uma mesma música, mas foi por meio da Escala Maior Harmônica que se deram as primeiras explicações teóricas a respeito do uso da subdominante menor em tons maiores e do sétimo grau diminuto resolvendo em uma tônica maior.

Hugo Riemann sugeriu que a subdominante menor em tons maiores funcionaria como uma dominante em tons menores.

Para Ernst Kurth, a Escala Maior Harmônica e o uso da subdominante menor em tons maiores foi um dos primeiros passos que a tonalidade clássica tomou em direção ao cromatismo de Wagner, que culminou com a dissolução completa do sistema tonal.

Essa escala, empregada a partir do século XIX, a princípio foi chamada de Maior-Menor.

O nome Escala Maior Harmônica foi adotado por Rimsky-Korsakov que reuniu uma série de exemplos e a colocou em pé de igualdade com a Escala Diatônica Maior.

Atualmente, a Escala Maior Harmônica é usada e difundida entre alguns músicos de jazz, mas fica aqui a minha sugestão para que você teste a sonoridade dessa escala e de seus modos sintéticos!

Escala Maior Harmônica (F 2M 3M 4J 5J 6m 7M) em Dó:

Escala Maior Harmônica ou Jônio b6 – Dó Ré Mi Fá Sol Láb Si Dó
 
Dório b5 ou Lócrio 6 9 – Ré Mi Fá Sol Láb Si Dó Ré
 
Frígio b4 – Mi Fá Sol Láb Si Dó Ré Mi
 
Lídio b3 ou Dório #4 7M – Fá Sol Láb Si Dó Ré Mi Fá
 
Mixolídio b9 – Sol Láb Si Dó Ré Mi Fá Sol
 
Lídio #5 #9 – Láb Si Dó Ré Mi Fá Sol Láb
 
Lócrio º7 – Si Dó Ré Mi Fá Sol Láb Si

Repare que as quatro escalas se diferem por apenas uma nota:

Diatônica Maior – Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó
 
Menor Harmônica – Lá Si Dó Ré Mi Fá Sol#
 
Menor Melódica – Dó Ré Mib Fá Sol Lá Si Dó
 
Maior Harmônica – Dó Ré Mi Fá Sol Láb Si Dó

Teste sua sonoridade e acrescente essa grande escala nos seus estudos musicais!!

Fonte: https://mousikebr.wordpress.com/2017/03/22/escala-maior-harmonica-ou-a-quarta-grande-escala/

3546
2