HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda-Quinta 8:00-22:00

Sexta 8:00-19:00

​Sábado 8:00-15:00

ENDEREÇO

Rua Floriano Peixoto, nº 1758 - Centro - Franca-SP

CEP 14400-760

CONTATO

(16)   3402-1993

(16) 99277-2758 (WhatsApp)

contato@vivarte.mus.br

  • Facebook quadrado preto
  • Twitter Black Praça
  • YouTube Quadrado Preto
  • LinkedIn Quadrado Preto
  • Instagram Quadrado Preto

Música Erudita popularizada pela Sinfônica de Betim

July 17, 2015

 

Sempre defendi a tese de que a música erudita agrada a qualquer tipo de pessoa. Um dos problemas que vejo é o fato desta arte ser um tanto restrita a um seleto grupo. Entretanto, desde os anos 1970 há uma intensa campanha de sua popularização.

 

São os Concertos no Parque e outras iniciativas que levam a música erudita para uma fatia maior da população. Portanto, a desculpa de que o povo não gosta é mais do que mentirosa. Basta oferecer, que o público sempre lota os espaços.

 

É o que a Orquestra Sinfônica de Betim tem feito desde 2014. Na ocasião, foi lançada como Orquestra de Câmara, formada com exclusividade por instrumentos de corda. Já em 2015, abriu espaço para a entrada de músicos dedicados aos naipes de madeira, metais e percussão, proporcionando a formação sinfônica.

 

O grupo é dirigido pelo maestro Márcio Miranda Pontes, que também é o regente titular. De acordo com ele, a proposta da Orquestra Sinfônica de Betim é trabalhar na superação das dificuldades encontradas no Brasil para a formação de conjuntos musicais estáveis e duradouros.

 

Além disso, o grupo permite o acesso da população a um bem cultural que costuma estar restrito a um determinado tipo de público. Ainda no âmbito social, o projeto proporciona aprimoramento técnico e artístico de jovens músicos. Dessa forma, eles contam passam a ter perspectivas de profissionalização e geração de renda.

 

Desde a sua fundação em 2014, a Orquestra Sinfônica de Betim já realizou centenas de concertos gratuitos, contando também com a participação de grupos de canto coral. Até agora, foram mais de 60 mil espectadores do projeto.

 

Um dado interessante divulgado por Márcio Miranda é que grande parte das récitas são realizadas para professores e alunos das escolas públicas. Essa iniciativa tem papel importantíssimo na difusão da música erudita.

 

Conhecendo a Orquestra
 

A Orquestra Sinfônica de Betim é formada por 64 jovens músicos. Eles recebem uma bolsa incentivo mensal, além da orientação técnica e artística de profissionais de peso. São músicos das orquestras Sinfônica e Filarmônica de Minas Gerais e do Centro de Formação Artística do Palácio das Artes.

 

Todos os integrantes são estudantes de graduação em música ou de formação musical, informa o maestro. De acordo com ele, anualmente há uma avaliação para atestar o aproveitamento de cada um no grupo.

 

“Todo mês de fevereiro há a avaliação e os músicos com melhor aproveitamento nas provas preenchem as vagas”, destaca. Este é o mesmo sistema usado na Filarmônica de Minas Gerais, usado, inclusive, para garantir a qualidade e homogeneidade do grupo.

 

Financiamento
 

 

A Orquestra Sinfônica de Betim é uma realização da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) em parceria com o Ministério da Cultura e Instituto Unimed-BH. Ela conta com o apoio institucional da Secretaria Municipal de Educação de Betim, da Fundação Artístico-cultural de Betim e da Administração do Parque de Exposição David Gonçalves Lara.

 

O grande desafio do grupo no momento é a aquisição de instrumentos sinfônicos. Márcio Miranda conta que para os naipes de metal, por exemplo, eles receberam a ajuda de bandas de música com o empréstimo de instrumento.

 

Ele só tem a preocupação por conta do estilo deles que é de fanfarra e a orquestra utiliza instrumentos sinfônicos. Para solucionar o problema, a SABRA lançou uma campanha de financiamento coletivo.

 

Ele consiste no apadrinhamento de pessoas físicas e jurídicas que doam a verba para a aquisição dos novos instrumentos e contribuem para a profissionalização de jovens músicos. Esses amigos da Orquestra Sinfônica de Betim também proporcionam a oportunidade de acesso gratuito à música sinfônica a milhares de pessoas da população em geral.

 

É uma iniciativa que vale a pena apoiar, uma vez que ela tem papel social determinante para a redução da criminalidade e violência na região onde o grupo atua. Como bônus, ainda há o estimulo à sensibilidade de jovens estudantes beneficiados com os concertos gratuitos na rede pública de ensino do município. 

As informações são do blog Sobre Música e Arte.

 

 

Please reload

Publicações em destaque

7 pontos de atenção para escolher a escola de música para seu filho

July 21, 2019

1/10
Please reload

Publicações recentes