• Eduardo Puglia

O aluno resistente: características e comportamento

Você está estudando música mas sente que “não está rendendo” como deveria? Se sente frustrado achando que já devia estar tocando ou cantando melhor? Será que você é um aluno resistente?

Existe um perfil de aluno que chamo de aluno “resistente”. Todo professor, coach ou treinador, tem um e  sabe do que estou falando: é aquele aluno que resiste à mudanças de comportamento e quer que o professor faça milagre.


Exemplifico: “Não consigo emagrecer,  pago a academia todo mês, vou, faço os exercícios mas nada acontece. Aí  vou no meu treinador e peço um treino novo, dizendo que o meu treino não adiantou nada até agora, e pior, estou engordando. Então ele faz uma avaliação e percebe que eu aumentei minhas medidas e me passa um treino super puxado de “suar a camisa”. Porém, depois de algumas semanas continuo não vendo os resultados que eu esperava. Por quê isso acontece? Será que tem algo errado com a academia, com o treinador ou com o treino?”


É  assim que o aluno resistente pensa. Diz que não está aprendendo e parte para a crítica ao professor, escola, método, mas nunca olha para si mesmo.


Vamos analisar com cuidado e olhar mais de perto: o treinador passou um treino novo que nunca é feito até o final e o aluno vive procurando desculpas para faltar a academia, aproveita que está "malhando” e “come mais". Será que existe outro motivo para não estar emagrecendo além de si mesmo? Da mesma forma que o treino novo ou o treinador não fazem milagres, muito menos o professor de música.


Se você se recusar a seguir as instruções do professor e não fizer os exercícios propostos em sala de aula e em casa,  dificilmente irá render o esperado. É claro que vai aprender mas, o seu ritmo seguirá a medida do seu esforço. Se o esforço for grande, o rendimento é ótimo. Se for mediano, rendimento médio, e se for pequeno, rendimento fraco.


Cuidado com o excesso de informação na internet que nem sempre é de boa qualidade. Ficar procurando tudo quanto é canal de “música” pode fazer você perder tempo e se desviar do seu objetivo. Muitas vezes o tempo que você perde, poderia ser melhor investido nas suas aulas presenciais ou na sua plataforma online de estudo do curso.


O aluno resistente deve analisar o porquê de sua resistência e o que o impede de seguir a risca as instruções do professor. Muitas vezes pode ser sua própria personalidade, outras vezes não acha que vale a pena  sair da zona de conforto, tem outras prioridades, coisas que considera mais importante colocar seu esforço e dedicação. Aprendizado eficiente requer sair da zona de conforto! Ninguém pode fazer isso por você!


Mais informações no link: https://renatamadureira.com/2014/12/08/o-aluno-resistente/#:~:text=Tem%20aluno%20que%20chamo%20de,que%20o%20professor%20fa%C3%A7a%20milagre.


0 visualização

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Fechado durante o período de quarentena, apenas atendimento online.

ENDEREÇO

Rua Floriano Peixoto, nº 1758 - Centro - Franca-SP

CEP 14400-760

CONTATO

(16)   3402-1993

(16) 99277-2758 (WhatsApp)

contato@vivarte.mus.br

  • Facebook quadrado preto
  • Twitter Black Praça
  • YouTube Quadrado Preto
  • LinkedIn Quadrado Preto
  • Instagram Quadrado Preto