top of page
  • Foto do escritorRonei Silveira

Jimi Hendrix: 50 anos sem a "lenda da guitarra”

Jimi Hendrix foi um guitarrista, cantor e compositor norte-americano. É considerado uma lenda da guitarra, um dos melhores guitarristas da história do rock e um dos símbolos da genialidade artística e musical internacional. Nasceu em 27 de novembro de 1942, em Seattle, e morreu aos 27 anos, no dia 18 de setembro de 1970, em Londres.


Esta sexta-feira (18), marca os 50 anos de sua partida e o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um levantamento especial sobre sua obra musical no Brasil.


O estudo mostra que a obra de Hendrix continua mais viva do que nunca. No Brasil, "Little wing” foi a sua música mais gravada e mais tocada nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública. Entre as mais tocadas também se destacam canções como "Purple haze”, "Foxey lady”, "Voodoo child” e "Red house”.


Jimi Allen Hendrix, popularmente conhecido como Jimi Hendrix, tem 230 obras musicais e 775 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad.


Nos últimos cinco anos, a maior parte de seus rendimentos em direitos autorais pela execução pública de suas músicas foi proveniente dos segmentos de Show, TV, Rádio e Música ao Vivo, que correspondem a mais de 80% do que foi destinado aos seus herdeiros, que continuam recebendo os direitos autorais pela execução pública de suas músicas no Brasil.


Esse pagamento é assegurado por 70 anos após a morte do autor (ou do último autor, em caso de parcerias), conforme determina a lei do direito autoral brasileira (9.610/98).


Confira o ranking de músicas de autoria de Jimi Hendrix mais tocadas nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública no Brasil:


1- Little wing

2- Purple haze

3- Foxey lady

4- Voodoo child

5- Red house

6- Bleeding heart

7- Fire

8- The wind cries mary

9- Crosstown traffic

10- Bold as love




77 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page