top of page
  • eduardopuglia84

Cientista recria canção da Grécia antiga e agora você pode ouvi-la

A música da Grécia antiga, que não era ouvida há milhares de anos, está sendo trazida de volta à vida por um músico e tutor em Artes Clássicas na Universidade de Oxford.

Armand D’Angour contou à BBC que está conseguindo realizar esta façanha a partir de letras originais de músicas da Grécia antiga compostas entre 750 e 400 a.C. e recriando sons de instrumentos usados na época.


“Imagine, se daqui a 2,5 mil anos tudo que tenha sobrado dos Beatles e das óperas de Mozart e Verdi tenham sido as letras e não a música”, diz D’Angour.


“E imagine se pudéssemos reconstruir a música, redescobrindo os instrumentos que a tocaram e ouvir novamente a letra em sua composição original, como seria incrível”.


E é exatamente isso que está sendo feito, a partir de textos da Grécia antiga. O músico disse que é fácil esquecer que as escrituras nas origens da literatura ocidental, os épicos de Homero, os poemas de amor de Sappho, as tragédias de Sófocles e Eurípedes eram todas, originalmente, músicas.

Apesar de esses documentos, encontrados em pedra na Grécia e em papiro no Egito, já serem conhecidos por classicistas há muito tempo – alguns foram publicados em 1581 – novas descobertas foram adicionadas nas últimas décadas. Datados de cerca de 300 a.C. a 300 d.C., estes novos fragmentos nos oferecem uma visão mais clara da notação musical da Grécia antiga.


D’Angour diz que os ritmos, provavelmente o aspecto mais importante da música, são indicados pelo ritmo das próprias palavras. E os instrumentos, que são conhecidos através de descrições, pinturas e achados arqueológicos, permitem estabelecer os timbres e a gama de tonalidade.


Tradições não ocidentais


D’Angour ressalta ser importante perceber que normas rítmicas e melódicas antigas são diferentes das que temos hoje. “Devemos colocar nossos preconceitos ocidentais de lado. O melhor paralelo é com tradições populares não ocidentais, como as da Índia e do Oriente Médio.”


“Práticas instrumentais que derivam de antigas tradições gregas ainda sobrevivem em áreas da Sardenha e da Turquia, e nos dão uma ideia sobre os sons e técnicas que criaram a experiência musical nos tempos antigos”, diz o músico. Então, como soava a música antiga da Grécia?


D’Angour conseguiu fazer a gravação de uma curta canção de quatro linhas composta por Seikilos, inscrita em uma coluna de mármore e que data de cerca de 200 d.C..


As palavras da canção podem ser traduzidas:

Enquanto viveres, brilha

E de todo não te aflijas

A vida é curta

E o tempo cobra suas dívidas


Segund D’Angour a notação musical é evidente. Ela marca uma batida rítmica regular, indicando um princípio muito importante da composição antiga.


67 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page