• Danilo Neves

Beethoven 2020: Será que o gênio continua importante no seu 250º aniversário?

Beethoven nasceu em 17 de Dezembro de 1770, sendo 2020 o ano que marca seu 250º aniversário. O compositor alemão é um dos mais influentes e conhecidos compositores da história da música ocidental, e até hoje sua música emociona e encanta pessoas de diferentes culturas ao redor do mundo.

Sua obra é marcada pelo rompimento com padrões vigentes na época. Devido aos eventos históricos que ocorreram naquele momento, com ápice na Revolução Francesa, e a força interior que ele possuía e o guiava para a liberdade, foi possível que ele desse origem à muito do que veio a caracterizar o período romântico, sendo ele o primeiro compositor desse período.

Em seus ideais, há uma estreita ligação com os ideais da Revolução Francesa: "Liberdade, igualdade e fraternidade". Em uma de suas obras mais emblemáticas, a Nona Sinfonia, aparece o poema An die Freude ("À Alegria") de Friedrich Schiller, no último movimento, que prega a alegria e irmandade entre os povos. O tema foi rearranjado e se tornou Hino da União Européia.

Em tempos que ainda vemos o racismo e a xenofobia presentes em nossa sociedade é extremamente pertinente continuarmos a propagar os ideais almejados por Beethoven.

Muitos eventos e gravações comemorativas foram marcados para celebrar o ano 250 de Beethoven. Infelizmente devido a pandemia de COVID-19 as temporadas de concertos e festivais foram suspensos, no entanto é possível acompanhar edições comemorativas de gravadoras como Warner, Naxos e Deutsche Grammophon .


#Beethoven2020

10 visualizações

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Fechado durante o período de quarentena, apenas atendimento online.

ENDEREÇO

Rua Floriano Peixoto, nº 1758 - Centro - Franca-SP

CEP 14400-760

CONTATO

(16)   3402-1993

(16) 99277-2758 (WhatsApp)

contato@vivarte.mus.br

  • Facebook quadrado preto
  • Twitter Black Praça
  • YouTube Quadrado Preto
  • LinkedIn Quadrado Preto
  • Instagram Quadrado Preto