top of page
  • All of Bach

A EXUBERÂNCIA DA JUVENTUDE


Não existe uma composição de Bach que tenha sido usada com tanta frequência e para fins tão diversos em nossos dias como o "Toccata e a fuga em D menor", BWV 565.

De Disney's "Fantasie" para "The Phantom of the Opera", a abertura desta composição proporcionou muitos momentos memoráveis. O segredo está na primeira nota marcante, acentuada com um mordente, seguido desse breve momento de silêncio e da série descendente de notas (ou variações sobre ele, como em "Piratas do Caribe").

Muito seria explicado se esta Toccata e fuga pudesse estar situada nos anos mais novos de Bach em Arnstadt, pois o órgão não tinha registro de 16 pés no teclado. Para criar o efeito produzido por um registro de 16 pés (que soa uma oitava inferior a um registro normal de 8 pés), Bach provavelmente usou duplicação de oitava, permitindo a continuação do efeito retumbante das barras de abertura. Em qualquer caso, esse tipo de duplicação de oitava não é encontrado em nenhuma das últimas obras de órgãos de Bach.

Após a força da Toccata "improvisada", a fuga estritamente dirigida com sua série ininterrupta de notas rápidas certamente não parece menos furiosa. Mais tarde, Bach pode ter se sentido envergonhado com o estilo de "hussar do teclado", pequeno e jovem, como o biógrafo Forkel o chamou e colocou o trabalho de lado. Muitos dos seus outros primeiros órgãos foram completamente perdidos.

Como o prelúdio, a Toccata é uma forma não estruturada, na qual os músicos podem dar asas à imaginação. Mas enquanto Johann Gottfried Walther se refere ao prelúdio simplesmente como 'Ein Vorspiel' em seu "Lexicon Musikalisches" de 1732, ele descreve a Toccata como uma longa peça em que ambas as mãos se alternam, às vezes acompanhadas por longas notas de pedal.

A marcada liberdade da Toccata está conectada à caneta Phantasticus, Que foi popular na Alemanha do Norte a partir do século XVII. Este estilo fantasioso de composição que veio do sul da Europa foi descrito pelo mesmo Walther como "liberto de todas as restrições". Por isso, é notável que tanto a Toccata como o prelúdio são freqüentemente emparelhados com a fuga, que está sujeita a rígidas regras de composição.

A estrutura é emprestada ao todo, no entanto, em parte porque a fuga deriva seu material temático da parte anterior.

20 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page