top of page
  • Escrito por Ricardo Sander Baseado no texto de

Por que, realmente as crianças desistem de estudar seu instrumento?


Muitos pais colocam as crianças para estudar um instrumento, seja em uma escola particular, ou em algum projeto do governo, porém na maioria das vezes estas crianças e os pais desistem em 1 ou 2 anos.

As razões que os pais citam por estarem desistindo geralmente são:

- O aluno não é talentoso (ou eles pensam que não é).

- O aluno está muito ocupado com tantas outras atividades.

- O aluno não gosta de estudar.

Mas as verdadeiras razões pelas quais os alunos desistem de estudar vão além do próprio entendimento dos pais, e das crianças, Cabe aos pais e professores criarem um ambiente, e estimular estas crianças, durante os primeiros anos de estudo, para que ela seja bem sucedida.

Os pais precisam ensinar que a música é tão importante quanto aos outros estudos, e infelizmente nem todos levam a música tão a sério, quanto a matemática, inglês e etc. Além disso você não deixaria seu filho parar de estudar matemática, português, inglês. A musica é tão importante quanto estes outros, e se os pais tratarem dessa forma os alunos também vão encarar dessa forma.

A maioria não tem ainda disciplina e regularidade nos estudos, e para isso cabe aos pais e ao professor, ensinar, e orienta-los por que, como, quando e por quanto tempo devem praticar, e aos pais cabe o papel de executar essa disciplina em casa. deixando mais fácil esse processo quando há uma rotina no dia dia da criança.

”O aluno não tem talento!” - Existe sim algumas crianças que pegam o instrumento e tem mais facilidade, no início, mas não vai demorar até que cheguem em um momento que tudo fica mais complicado, e vão ter de aprender que nestas horas precisa praticar, para conseguir vencer os desafios. A maioria, vai ter um pouco mais de dificuldade, em compensação vão aprender antes como e por que devem praticar com regularidade. Tocar um instrumento, é uma prática que todos que se dedicarem corretamente, e tiverem instrução de um bom profissional, vão ter sucesso.

O instrumento mal cuidado, de péssima qualidade, com cordas ruins, de tamanho errado para criança, são razões também que fazem as crianças desistirem, pois quando não tem um bom instrumento, ou boas cordas, ou instrumento de tamanho correto, tudo isso prejudica na produção de um som de qualidade, ou prejudica também com dores nos corpo.

Os professores devem fazer recitais e apresentações durante o semestre, no mínimo a cada 4 ou 5 meses, pois ter uma meta, como uma apresentação sempre vai estar motivando o aluno que esteja praticando, para que possa mostrar o seu trabalho com qualidade.

A criança faz aula de Ballet, Judô, Natação, Inglês, Desenho, Karatê, Futebol… É comum hoje, cada vez mais pais que colocam os filhos para fazer muitos cursos, e isso sobrecarrega a criança, que acaba não fazendo nenhuma atividade com qualidade, e leva a desistir as vezes de uma atividade que seria essencial para a sua formação. Os pais devem tentar entender os benefícios sociais e psicológicos duradouros que traz a prática de um instrumento para seu filho, que vai servir para a vida inteira. uma criança treinando 10 minutos por dia de seu instrumento, vai sempre ter sucesso.

Estudar um instrumento sempre vai ter seus altos e baixos, é dever dos pais lembrarem as crianças a hora de praticar, não devem ser deixados para que escolham quando e como vão praticar, e conforme vão crescendo vão criando tal disciplina, em todos os seus tipos de estudo. Criar uma rotina é muito importante, facilita para que a criança entenda e se acostume, as vezes precisam de uma pausa por alguns dias, e as vezes tratarmos com eles algumas metas para que se dediquem a alcançar o objetivo.

Toda e qualquer criança é capaz de prosperar no estudo de seu instrumento, e estas crianças não vão cessar de agradecer aos pais por não terem permitido que eles desistissem.

Fonte: http://centrosuzukiindaiatuba.com/tag/dicas-de-estudo

209 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page