HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda-Quinta 8:00-22:00

Sexta 8:00-19:00

​Sábado 8:00-15:00

ENDEREÇO

Rua Floriano Peixoto, nº 1758 - Centro - Franca-SP

CEP 14400-760

CONTATO

(16)   3402-1993

(16) 99277-2758 (WhatsApp)

contato@vivarte.mus.br

  • Facebook quadrado preto
  • Twitter Black Praça
  • YouTube Quadrado Preto
  • LinkedIn Quadrado Preto
  • Instagram Quadrado Preto
Habilitação: Profissional Técnico de Nível Médio em Instrumento Musical

 

O Curso Técnico em Instrumento Musical tem a duração de 800 horas presenciais. É oferecido para alunos egressos ou que estejam cursando Ensino Médio ou equivalente, que possuam domínio técnico musical elementar e que almejem uma qualificação e certificação profissional.

As disciplinas que compõem o currículo do respectivo curso podem ser agrupadas em dois núcleos: prático e teórico. Do núcleo prático, fazem parte as disciplinas de Instrumento, Percepção Musical, Canto Coral, Instrumento Complementar, Improvisação e Prática de Conjunto. O núcleo teórico é composto por Teoria Musical, História da Música, Cultura Popular Brasileira, Harmonia, Estruturação, Arranjo/Composição e Apreciação Musical.

Para a obtenção do diploma de técnico de nível médio, o aluno deverá concluir seus estudos de educação profissional técnica de nível médio e de ensino médio.

 

 

No término do curso o Técnico em Instrumento Musical será o profissional capaz de realizar como solista, integrante de grupo de câmara ou conjunto musical, atividades de performance instrumental, tais como shows, concertos, recitais, apresentações em programas de rádio e televisão, além da atuação em estúdios de gravação e em espaços alternativos de interação social, lazer e cultura.

São competências profissionais gerais do Técnico em Instrumento Musical[1]:

 

  • Identificar e aplicar articuladamente os componentes básicos da linguagem musical;

  • Selecionar e manipular esteticamente diferentes fontes e materiais utilizados nas composições musicais, bem como seus diferentes resultados artísticos;

  • Caracterizar, escolher e manipular os elementos sonoros (durações, alturas, intensidades e timbres), elementos ideais (base formal e cognitiva), e elementos culturais e históricos presentes numa obra musical;

  • Correlacionar a música enquanto linguagem artística a outros campos do conhecimento nos processos de criação, produção e veiculação;

  • Utilizar recursos tecnológicos, na concepção, produção e interpretação de obras musicais;

  • Conhecer a produção das diversas culturas musicais, suas interconexões e seus contextos socioculturais;

  • Identificar as características dos diversos gêneros musicais.

  • Conceber a linguagem musical como excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima e do autoconhecimento dos seres humanos, além de poderoso meio e integração social.

 

[1] Baseado nas competências profissionais gerais do Técnico em Artes, disponível em CNE/CEB. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Resolução nº. 04/99. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/RCNE_CEB04_99.pdf >. Acesso em 13 de Julho de 2014.

Para a matrícula no Curso Técnico é necessário ao candidato estar matriculado ou ter concluído o Ensino Médio (2º grau).

 

Ao término do curso o aluno receberá o Diploma de Técnico em Música com Habilitação em Instrumento com validade no Território Nacional reconhecido pelo MEC.